Todo encanto das Olimpíadas se deve ao personagem que nós chamamos de mascote. Ele é o principal e fundamental elemento para a divulgação do maior evento esportivo do mundo. Sempre muito carismático e sorridente, o mascote é usando em todas as peças de divulgação e com grande apelo visual, nas ações de marketing das Olimpíadas. 

É um sonho para todo ilustrador ver seu personagem representando uma olimpíadas e por isso, gosto de acompanhar de perto a escolha e com muita expectativa, posso dizer que fiquei muito feliz com o estilo e design dos mascotes. O Miraitowa é nome do mascote das Olimpíadas e a Someity é das Paralimpíadas de Tóquio.

O grafismo usado nos personagens são inspiradas no “ichimatsu moyo”, formulas quadriculadas características do período Edo (1603-1867), trazendo a predominância do azul índigo para representar o que a organização das Olimpíadas chama de “expressão de elegância e sofisticação do Japão”. O  nome formado pelas palavras japonesas Mirai (futuro) e Towa (eternidade), que representa o desejo de um futuro cheio de esperança nos corações de todas as pessoas do mundo.

Já a mascote das Paralimpíadas de Tóquio e Someity, criatura inspirada nas tradicionais flores de cerejeira do Japão e que tem um incrível poder mental e força física, simbolizando a superação de obstáculos dos paratletas. Seu nome é formado na junção de Someiyoshino (espécie de flor de cerejeira) com o termo “so might” (é possível, em adaptação ao português).
O desenvolvimento do personagem Miraitowa foi muito bem executado. A criação fez para cada modalidade olímpica, um personagem dinâmico e cheio de movimento. Podemos ver nos olhos do personagem a seriedade e espírito olímpico de vencer. Esse espírito observamos claramente abaixo, nos diversos momentos de cada esporte.
 

Torço para que as olimpíadas de Tóquio, adiada para 2021 por questões de segurança decorrente ao Covid-19, seja um sucesso de público e de participantes. Pois os ilustradores que trabalharam na concepção estão de parabéns, desenharam com muito êxito os mascotes Miraitowa e da Someity. E todos merecem ganhar a medalha de ouro. 

> https://tokyo2020.org/en/